Num projecto de colaboração da Biblioteca Municipal de Vila Velha de Ródão com a Biblioteca Escolar do Agrupamento e no âmbito do Plano Nacional de Leitura, os alunos do 4º, 5º e 6º Anos, contactaram o escritor e ilustrador Miguel Horta, no passado dia 27 de Outubro, o dia em que, em Portugal, se comemora precisamente o Dia Internacional da Biblioteca Escolar.
Sendo este um autor com obras recomendadas pelo PNL e um animador do IPLB, na área do Livro e da Leitura, à partida revelou-se uma excelente oportunidade para a motivação dos alunos à leitura.
A Biblioteca Municipal adquiriu as suas obras: “Pinok e Baleote” e “Dacoli e Dacolá” que, disponibilizadas à Escola previamente foram lidas pelos alunos envolvidos nesta actividade. A turma do 4º Ano leu a obra no espaço de leitura da sala de aula; a turma do 5ºA no espaço semanal de leitura orientada do PNL, na Biblioteca da Escola e as turmas do 6º A e B, no Estudo Acompanhado e Área de Projecto também na Biblioteca Escolar. Os alunos realizaram ainda uma pesquisa prévia sobre dados biográficos do autor e elaboraram uma série de questões que lhe colocaram durante o encontro na Biblioteca Municipal.
Este encontro com o escritor Miguel Horta decorreu com bastante interactividade pois este era extremamente bem disposto e comunicativo. Houve grande curiosidade por parte dos alunos que lhe colocaram muitas questões a que ele respondeu sempre com satisfação. Para além de conversar com os alunos sobre as obras que elaborou, leu-lhes vários poemas da sua autoria (e não só…) que foram bastante aplaudidos pelos presentes. Falou-lhes também da importância da leitura e da escrita e da relação destas com o sucesso que poderão alcançar na escola.
Foi uma tarde bem passada, na presença de um autor que vale a pena conhecer melhor e ficamos com muita curiosidade quanto às novas obras que ele irá publicar (esperemos que muito em breve!)
A Equipa da Biblioteca Escolar
1 comentário:
Olá amigos!
É só para dizer que gostei muito de estar convosco. Já enviei por correio electrónico as respostas às perguntas que me fizeram.
Um abraço!
Enviar um comentário